Skip to content

Dieta rica em vegetais reduz riscos para a saúde

Há milhares de anos, Hipócrates já afirmava: “que teu alimento seja teu remédio e que teu remédio seja teu alimento”. Sim, existe uma relação direta entre o que você coloca no prato e o seu estado de saúde. E não faltam pesquisas para comprovar que a boa alimentação tem um papel fundamental na prevenção e no tratamento de doenças. Uma dieta rica em vegetais tem sido uma das melhores apostas nesse sentido.

O que é uma alimentação saudável?

De acordo com o Ministério da Saúde, alimentação saudável é o mesmo que dieta equilibrada ou balanceada e pode ser resumida por três princípios: variedade, moderação e equilíbrio. Veja como aplicá-los na sua rotina:

  •       Variedade: é importante comer diferentes tipos de alimentos pertencentes aos diversos grupos (carboidratos, proteínas, vegetais). A qualidade e a forma de preparo dos alimentos devem ser observadas;
  •       Moderação: não se deve comer nem mais nem menos do que o seu organismo precisa, ou seja, é importante estar atento à quantidade certa de alimentos em cada refeição;
  •       Equilíbrio: é importante consumir alimentos variados, respeitando as quantidades de porções recomendadas para cada grupo de alimentos. A ideia de “comer de tudo um pouco” pode ser aplicada em todas as refeições.

Lembrando que a regra de ouro da alimentação saudável é “descascar mais e desembalar menos”. Isso significa que alimentos in natura, preferencialmente de origem vegetal, devem ter prioridade e produtos industrializados devem ser evitados ao máximo.

Benefícios da dieta rica em vegetais

No Brasil, a diversidade de legumes e verduras é imensa e boa parte é comercializada em quase todos os meses em todas as regiões. Além do fácil acesso, esses alimentos podem ser consumidos de diversas maneiras, desde saladas até preparações quentes como sopas. Por isso, manter uma dieta rica em vegetais não é uma tarefa das mais complicadas.

Especialistas do Ministério da Saúde explicam que legumes e verduras são excelentes fontes de várias vitaminas, minerais e fibras: ingredientes essenciais para a manutenção de todas as funções do corpo. Além disso, uma dieta rica em vegetais tende a ser baixa em calorias, então, o primeiro benefício é a prevenção da obesidade e, consequentemente, das doenças crônicas associadas, como diabetes e problemas cardíacos.

Vale lembrar que a presença de vários antioxidantes nos vegetais justifica a proteção que esses alimentos conferem contra alguns tipos de câncer e até contra o envelhecimento precoce. Pelas excepcionais propriedades nutricionais, a dieta rica em vegetais é uma excelente alternativa para reduzir riscos para a saúde.

Acerte o modo de preparo

De pouco adianta caprichar na ingestão de verduras e legumes, mas fazer isso em preparações fritas ou cheias de molhos e cremes. Nesse caso, todos os benefícios para a saúde são perdidos, especialmente as baixas calorias. Então, preste atenção no modo de preparo dos vegetais e se baseie na recomendação do Ministério da Saúde de reduzir as quantidades de sal e óleo em todas as suas refeições.

Tenha atenção, ainda, à higienização desses alimentos. Em especial quando consumidos crus, legumes e verduras podem estar contaminados por microrganismos que causam doenças. Por isso, antes de atacar a sua dieta rica em vegetais, lave cada um deles em água corrente e coloque em um recipiente com água e hipoclorito de sódio para a higienização completa.

Voltar

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *