Skip to content

O que é o Coronavírus? Saiba como se espalha e quais os sintomas

Os Coronavírus (CoV), pertencem à família viral que causa desde doenças respiratórias leves, como um resfriado comum, à doenças mais graves como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS).

O novo coronavírus, denominado temporariamente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2019-nCoV, é uma nova variante da grande família de coronavírus que ainda não havia sido identificada em humanos anteriormente. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou na última quinta-feira (30/01) que, diante do avanço do coronavírus, passa a classificar a epidemia atual como emergência de saúde pública de interesse internacional. A recomendação é de que autoridades de saúde do mundo inteiro aumentem seu monitoramento da doença e fiquem de prontidão para eventualmente adotar medidas de contenção. 

O novo vírus foi identificado, também, no Japão, Cingapura, Coreia do Sul, Vietnã, Austrália, Malásia, Camboja, Filipinas, Tailândia, Nepal, Sri Lanka, Índia, EUA, Canadá, França, Finlândia, Alemanha, Emirados Árabes Unidos e outros países, mas ainda não há confirmação de casos no Brasil. 

Qual a origem do novo coronavírus?

O novo coronavírus foi identificado pela primeira vez em Wuhan, na China. Ainda não se sabe exatamente a origem do novo vírus, mas acredita-se que a fonte primária seja animal, possivelmente oriunda de um mercado de animais selvagens vivos e frutos do mar em Wuhan.

Como o coronavírus é transmitido?

A transmissão do coronavírus pode ocorrer entre animais infectados e humanos e entre os próprios humanos. Em sua grande maioria, os coronavírus infectam apenas uma espécie animal ou espécies relacionadas como aves, porcos, macacos, cães, morcegos e outros.

 Já entre os humanos, a transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar, secreções ou por contato físico. Como exemplos:

  • Espirro;
  • Tosse;
  • Saliva;
  • Catarro;
  • Contato com superfícies ou objetos contaminadas e, em seguida, contato com olhos, nariz ou boca;

Contato físico, como o aperto de mão, com uma pessoa infectada.

Quais os sintomas do novo coronavírus?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, os sinais e sintomas mais comuns são os respiratórios, febre, tosse, mal estar, dor de garganta, falta de ar e dificuldades respiratórias. Em casos mais graves, a infecção pode causar insuficiência respiratória aguda, problemas gastrointestinais, pneumonia, insuficiência renal e até levar o paciente a óbito.

Dicas de como se prevenir do novo coronavírus

Para evitar o contágio, a Sociedade Brasileira de Infectologia indica alguns métodos eficientes para se prevenir contra a infecção pelo coronavírus:

  • Lave com frequência as mãos com água e sabão ou álcool em gel, principalmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
  • Evite contato próximo com pessoas que apresentem sintomas de doenças respiratórias;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Cobrir boca e nariz ao espirrar ou tossir;
  • Evitar tocar nas mucosas dos olhos, nariz e boca;
  • Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Manter os ambientes bem ventilados;
  • Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações;
  • Evite aglomerações e ambientes fechados
  • Em caso de dúvidas, procurar nossos médicos do dr.consulta.

Existe um tratamento para o Coronavírus?

Ainda não há um tratamento ou medicamentos e vacinas específicas para o tratamento da infecção pelo coronavírus. Há apenas medicamentos que ajudam a aliviar os sintomas e a controlar possíveis complicações. Quadros mais graves da doença e a presença de complicações exigem que o paciente seja encaminhado para internação hospitalar.

Voltar

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *