Skip to content
colágeno

Com certeza você já ouviu falar do colágeno, certo? Essa substância é muito famosa pelos benefícios que traz à pele, deixando-a firme e viçosa.

Mas não é somente isso! O colágeno fortalece as articulações e ajuda a prevenir diversas doenças, como osteoartrite e demais inflamações e desgastes nas regiões do quadril, mãos, ombros e joelhos.

Quer saber como isso funciona e descobrir mais sobre o assunto? Então continue a leitura deste artigo!

Como o colágeno fortalece as articulações?

Sem articulações e cartilagens fortes, os ossos não recebem o revestimento certo para a execução de movimentos. Portanto, é fundamental nutrir essas partes para que ela se mantenha sempre com a pressão correta e aguente o peso do nosso corpo.

Essa é a função do colágeno nessas regiões: agir como uma sustentação e ajudar na retenção de outras substâncias necessárias para a saúde da cartilagem articular. Isso significa que eventuais impactos também são amenizados, como quando você corre ou caminha.

São mais de dez tipos de colágeno existentes no organismo humano, todos com composições e funções bem diferentes. Ele afeta também vasos sanguíneos, veias, artérias, ligamentos, músculos e tendões. Portanto, é indispensável manter sua produção a todo o vapor, muito mais do que por questões estéticas.

Como abastecer o organismo com colágeno?

O colágeno fortalece as articulações de quem, em primeiro lugar, consome a substância nas refeições. Por meio de alimentos como peixe, rúcula, frango, carne vermelha, tomate e gelatina são fontes ricas das vitaminas necessárias para as cartilagens.

A partir dos 30 anos de idade, a produção natural de colágeno pelo corpo diminui. Por isso é importante manter essa alimentação equilibrada, para que a reposição ocorra de maneira satisfatória. A recomendação é válida especialmente para mulheres na menopausa, que diminuem a produção de estrogênio, principal estimulante da síntese de colágeno.

Existe também a opção de ingerir cápsulas de colágeno diariamente. Esse complemento inclusive contribui bastante para acelerar o desenvolvimento de quantidades adequadas do elemento pelo corpo.

Qual é a dose diária ideal da substância?

Com a alimentação regrada ou a suplementação certa, é possível atingir a dose ideal de ingestão de colágeno por dia: 10 gramas. O ideal, no caso da alimentação, é que a fonte seja principalmente animal, como carnes e laticínios.

Você pode incrementar essa dosagem com o consumo de cenoura, laranja, limão e pepino, por exemplo. As vitaminas A, C e E são grandes incentivadores da produção da substância.

O colágeno fortalece as articulações com mais intensidade, porém, quando é absorvido mais rapidamente. As cápsulas costumam facilitar essa incorporação ao organismo, então vale a pena procurar por produtos certificados e seguros.

Por fim, não se esqueça de que as atividades físicas também ajudam nessa reposição de colágeno. Assim como uma vida saudável, longe de cigarros e fatores de risco, como estresse e consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Gostou de saber um pouco mais sobre como o colágeno fortalece as articulações? Aproveite para compartilhar este artigo em suas redes sociais e dividir essas descobertas com seus amigos e familiares.

This Post Has 2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *