Skip to content

Ingerir líquidos é ainda mais importante no verão

Além de manter o corpo hidratado, eles ajudam a emagrecer.

O verão é época de intenso calor e por isso as pessoas tendem a suar mais do que em outras estações. Com o aumento da temperatura, o risco de desidratação aumenta, já que as perdas de líquidos são mais intensas, assim é fundamental que eles sejam ingeridos com maior regularidade.

Se houver pratica de atividade física, comum no período de férias, a necessidade de água aumenta para repor as perdas com a transpiração. Muito da água perdida vem do sangue, levando a uma diminuição do fluxo sanguíneo, podendo prejudicar as funções cardiovascular. Se o exercício for intenso, a reposição de líquidos deve ser ainda mais frequente.

Os líquidos podem ser grandes aliados no emagrecimento. Eles promovem a saciedade ao favorecer a distensão gástrica.

O que muitos não sabem é que os líquidos podem ser grandes aliados no emagrecimento. Eles promovem a saciedade ao favorecer a distensão gástrica, ou seja, a sensação de estômago “cheio”, principalmente se for ingerida cerca de 30 minutos antes das principais refeições, favorecendo a redução do consumo de calorias. Além disso, quando o líquido é consumido gelado, este apresenta efeito termogênico, ou seja, faz o corpo gastar mais energia para equilibrar a temperatura do líquido com a do organismo para que este seja então absorvido.

Aquela sensação de estômago “vazio” pode ser confundida, pois os centros que regulam as sensações de fome e sede no cérebro são próximos. Por isso, ao sentir fome tome um pouco de água e aguarde, se a sensação passar, é sinal de que o problema era a sede; se persistir, então será necessário comer alguma coisa. Porém vale lembrar que não devemos esperar sentir sede para ingerir líquidos, pois a sede já é um sinal de desidratação.

Mesmo que os líquidos sejam aliados contra o emagrecimento, não devemos ingerí-los durante as refeições. Quando fazemos isso, a concentração de ácido clorídrico presente no estômago diminui e algumas enzimas são diluídas, prejudicando a digestão dos alimentos e podendo ocasionar indigestão e flatulência. A água ajuda ainda a hidratar o bolo fecal, auxiliando na eliminação de metabólitos tóxicos do organismo. Isso se reflete em uma pele mais bonita e no melhor funcionamento do intestino.

Veja agora alguns líquidos bem conhecidos, que podem ajudar você a ficar hidratado no verão.

Água

A água é um líquido insípido, inodoro e incolor, não possui calorias e é fonte de minerais. O consumo de água deve ocorrer durante todo o dia, uma boa dica é sempre ter uma garrafinha com você, no carro, no trabalho, em casa e na academia. Se você não gosta de água pura, crie uma versão aromatizada colocando folhas de hortelã, alecrim, rodelas de laranja ou limão.

Chás

Depois da água, o chá é a bebida mais consumida em todo o mundo. Entre as infusões mais apreciadas podemos destacar: camomila, erva cidreira, erva doce, hortelã, menta e maracujá. Para auxiliar no emagrecimento os mais usados são aqueles preparados a partir da Camelia sinensis, como os chás verde e branco, que atuam aceleram o metabolismo. Os chás não devem ser adoçados, para dar sabor pode-se adicionar canela em pau, cravo, rodelas de laranja e tangerina. Experimente usar também cascas de maçã e limão, pedaços de morango, abacaxi e outras frutas.

Sucos de Frutas

São ricos em vitaminas e minerais, além de refrescantes, fornecem energia e hidratam. Devem ser consumidos ao longo do dia, mas não em substituição a água. São inúmeras possibilidades de combinações de frutas para preparo de sucos naturais, mas se você prefere uma opção já pronta, em função da praticidade, opte por aqueles sem conservantes e sem adição de açúcar, estes podem ser encontrados em diversos sabores: limonada, suco de laranja, suco de uva, açaí com morango, maçã e guaraná, mamão com laranja, maçã e banana. Outra excelente opção é o suco de cranberry, uma fruta vermelha, que possui potente ação antioxidante, auxiliando no retardo do envelhecimento precoce da pele.

Bebidas Isotônicas

São utilizados por praticantes de atividades físicas para repor água e sais minerais perdidos através da transpiração. Possuem formulação semelhante ao plasma o que facilita a sua absorção.

Voltar

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *