Skip to content
qual vitamina para unhas fracas encontre aqui

Existem inúmeras causas para unhas quebradiças e fracas, que vão desde alguma deficiência nutricional, uso de produtos abrasivos ou hábitos nocivos — como roer as unhas e cutículas. Nesse contexto, é fundamental investigar o que está havendo.

De modo geral, o principal fator para a fragilidade das unhas costuma ser a falta de alguma vitamina. Dietas restritivas para a perda rápida de peso, anemias e outros distúrbios de saúde desencadeiam essa condição.

Mas, a falta de qual vitamina para unhas fracas causa essa quebra? Confira essa e outras informações sobre o assunto no conteúdo a seguir!

Você pode encontrar todos os remédios listados neste artigo, de acordo com sua necessidade, aqui na UnicPharma. Conheça nossa linha de manipulados de beleza das unhas!

Qual é a vitamina das unhas?

Conforme dissemos inicialmente, o enfraquecimento e quebra das unhas é o resultado de uma série de fatores, como a falta de vitaminas e ações externas. Considere as seguintes possibilidades:

  • causas internas: hipo e hipertireoidismo, doenças dermatológicas, anemia, deficiência nutricional;
  • causas externas: uso de produtos químicos sem luvas (itens de limpeza), uso excessivo de acetona e removedor de esmaltes, traumas (pancadas, cortes etc.).

Contudo, também mostramos que a principal causa das unhas fracas é a deficiência de nutrientes. Porém, unhas quebradiças é falta de qual vitamina?

Em especial, a deficiência de vitamina D, pois a falta dela no organismo prejudica a absorção de cálcio pelo organismo. Nesse caso, se há a falta de vitamina D em seu corpo, também haverá a falta de cálcio em algum nível.

Consequentemente, o organismo redistribui o cálcio presente no corpo quando esse nutriente está em falta. Assim, os ossos, dentes e unhas perdem cálcio para outras áreas que estejam com maior demanda desse mineral.

Além disso, também existe a biotina (vitamina B7), que atua na produção de uma proteína chamada de queratina. Tal substância é responsável pela formação estrutural dos cabelos e das unhas.

Entretanto, vale lembrar que o organismo não acumula biotina. Seu excesso é eliminado pela urina, pois ela é solúvel em água. Então, precisa ser reposta diariamente.

O que tomar para unhas fracas?

qual vitamina para unhas fracas o que tomar

Você viu logo acima que as unhas fracas e a vitamina D estão relacionadas — mais especificamente a ausência desse mineral.

Para combater essa deficiência, é importante manter uma alimentação equilibrada, se expor à luz do Sol de forma segura diariamente e/ou suplementar a dieta com remédios manipulados.

Porém, antes de partir para a medicação, algumas pessoas preferem experimentar soluções caseiras para tratar o problema. Então, qual o remédio caseiro para unhas fracas? Veja a lista de opções que trouxemos abaixo.

Tratamento com azeite de oliva

Nossa primeira dica é a mais simples; você precisará somente de um pouco de azeite de oliva.

Todos os dias antes de dormir, mergulhe as unhas em algum recipiente com o óleo vegetal e mantenha assim por 15 a 30 minutos.

Esse processo hidrata as unhas e evita que elas fiquem quebradiças.

Tratamento com creme caseiro

Para fazer um creme caseiro super hidratante, você precisará de:

  • 1 colher de sopa de cavalinha fresca;
  • 4 colheres de sopa de água;
  • 1 colher de chá de manteiga de cacau;
  • 1 colher de chá de lanolina.

Ferva a água com a cavalinha. Em outro recipiente, misture a manteiga de cacau e a lanolina em banho maria. Adicione a água de cavalinha aos poucos, até obter uma consistência cremosa. Pronto! Basta aplicar o creme diariamente nas unhas.

Tratamento com cravo

Outro remédio caseiro para as unhas fracas é uma pomada feita com cravos e azeite de oliva. Cozinhe 30 gramas de cravo em 200ml de azeite em banho maria, por 3 horas, coando em seguida. Massageie o produto nas unhas por 10 dias consecutivos.

Tratamento com amêndoas, jojoba e damasco

Essa é outra receita que fortalecerá suas unhas de forma caseira e natural. Você precisará de:

  • 1 colher de sopa de óleo de jojoba;
  • 1 colher de sopa de óleo de semente de damasco;
  • 1 colher de sopa de óleo de amêndoas;
  • 1 ampola de vitamina E (vendida em lojas de cosméticos naturais).

Junte todos os ingredientes em um frasco de vidro. Aplique algumas gotas da solução sobre as unhas duas vezes ao dia. Massageie a região e deixe que o remédio seque por conta própria.

Tratamento com ovo, óleo de amêndoas e papaia

Tudo o que você precisará para esse remédio é misturar 1 colher de sopa de gema de ovo, 2 colheres de sopa de suco de papaia e 1/2 colher de sopa de óleo de amêndoas.

Feito isso, basta aplicar a mistura sobre as unhas com uma leve massagem. Deixe o produto agir por 30 minutos e lave as mãos com água fria e corrente.

Tratamento com laranja e limão

Nossa última dica de remédio caseiro é uma mistura de laranja, limão, açúcar e óleo de amêndoas. Extraia o suco das frutas e misture com o açúcar.

Mergulhe as unhas na solução e, em seguida, massageie-as com um algodão embebido com o óleo de amêndoas. Repita esse processo todos os dias, até que a mistura termine.

Qual vitamina para unhas que descamam?

qual vitamina para unhas fracas que descamam

Remédios caseiros são ótimas soluções para unhas fracas, quebradiças e que descamam. Contudo, caso o problema persista, talvez seja necessário investir em medicamentos que atuem de dentro para fora do organismo.

Nesse caso, os manipulados para tratar as unhas frágeis são ótimas alternativas. Mas, como descobrir qual o melhor suplemento para unhas fracas? De fato, existem inúmeras opções no mercado.

Entretanto, montamos essa pequena lista com os manipulados mais populares. Todos eles podem ser encontrados em farmácias de manipulação de credibilidade. Veja a seguir.

ESMALTE de FLUCONAZOL + TERBINAFINA

Com a união do Fluconazol e Terbinafina, consegue-se uma potente solução antifúngica, que auxilia no tratamento e prevenção de micose nas unhas.

Esse esmalte contribui para unhas mais saudáveis e bonitas, evita a formação de manchas e outras deformações, além de combater o desenvolvimento de fungos patogênicos.

Você pode encontrar o Esmalte de Fluconazol + Terbinafina em frascos com 5ml e 10ml. Segundo as recomendações de uso, é necessário lixar as unhas e aplicá-lo duas vezes por semana. Para melhores resultados, remover o esmalte com acetona e repetir o processo.

BIOTINA 5MG

Já falamos da biotina por aqui, bem como sua importância para o fortalecimento das unhas. Por isso, sua deficiência influencia diretamente no enfraquecimento das unhas e também dos cabelos.

Nesse sentido, suplementar essa vitamina pode ser a solução que você esperava para tratar suas unhas quebradiças.

É possível encontrar a Biotina em cápsulas, em frascos com 60, 90 ou 120 unidades. Segundo as recomendações de uso, é necessário tomar 1 cápsula todos os dias para um resultado satisfatório.

BUCLIZINA 25MG

A Buclizina é uma substância associada ao ganho de peso equilibrado, pois estimula o aumento do apetite, contribuindo para refeições mais balanceadas e fartas. Porém, esse não é o único uso desse suplemento.

Um dos benefícios secundários da Buclizina 25mg é o crescimento saudável dos cabelos e das unhas. Por isso, você também pode usufruir de suas vantagens caso inicie a suplementação.

É possível encontrá-la em cápsulas, em frascos com 60, 90 ou 120 unidades. Segundo as recomendações de uso, é necessário tomar 1 cápsula 30 minutos antes de 2 refeições para um resultado satisfatório.

ESMALTE FORTALECEDOR DE UNHAS

Esse esmalte é composto por Queratina, D-Pantenol, Carbonato de Cálcio e Formol. Todas essas substâncias contribuem para restaurar a estrutura das unhas, estimular seu crescimento saudável e fortalecê-las. Sua composição detalhada é de:

  • Biotina 0,5%;
  • Queratina 2%;
  • D Pantenol 0,5%;
  • Cálcio Carbonato 1%;
  • Formol 2%.

Você pode encontrar esse Esmalte Fortalecedor de Unhas em frascos com 5ml e 10ml. Segundo as recomendações de uso, é necessário aplicar o esmalte 1 vez por semana, nas unhas sempre lixadas.

ÓLEO DE MELALEUCA

Não é de hoje que o Óleo de Melaleuca circula por aí. Seu maior destaque são suas propriedades antissépticas, cicatrizantes, bacteriostática, germicida e antifúngica, além de ajudar no tratamento de micoses nas unhas. Outros benefícios são:

  • trata micoses nas unhas;
  • possui ação antisséptica, cicatrizante e bactericida;
  • combate o desenvolvimento de fungos;
  • promove unhas saudáveis e fortes.

Você poderá encontrar o óleo em frascos com 10ml. Segundo as recomendações de uso, é necessário aplicar algumas gotas do óleo diretamente sobre as unhas, todos os dias. Para um resultado mais satisfatório, procure orientação de um profissional habilitado.

Qual o melhor remédio para fortalecer as unhas?

qual vitamina para unhas fracas melhor remédio

Sempre que as unhas não apresentam um aspecto saudável, você já entende que pode ser o sinal de alguma deficiência nutricional. Unhas frágeis, por exemplo, podem ser indício de deficiência de alguma vitamina.

Mas, você sabe qual a melhor vitamina para crescer cabelo e unha? Logo acima, te mostramos alguns exemplos de remédios manipulados para tratar problemas com unhas descamando.

Nesta lista, trouxemos algumas das principais vitaminas responsáveis por manter suas unhas e cabelos saudáveis. Elas podem ser encontradas na forma de cápsulas para a suplementação, bem como nos alimentos, para uma dieta mais equilibrada. Confira.

Silício e Colágeno

Silício é um nutriente bem importante, pois está associado com a produção de colágeno tipo 1 — proteína essencial para a saúde das unhas.

Da mesma forma que os peptídeos bioativos do colágeno tipo 1 atuam diretamente no crescimento das unhas, o Silício age na maior produção de colágeno.

Na prática, fortalecem as unhas, estimulam o crescimento e previnem danos gerados pelo enfraquecimento e envelhecimento. A estrutura das unhas é composta majoritariamente por queratina, que se liga ao silício. Isso resulta em unhas mais estáveis e fortes.

Cisteína

O que é bom para crescer cabelo e unha? A Cisteína é um importante aminoácido, presente em nosso organismo de forma natural. Sua maior função é ligar as cadeias de queratina, proteína fundamental que compõe a estrutura das unhas.

Ferro

Sabemos que o Ferro é um nutriente indispensável para o funcionamento correto dos antioxidantes que ativam as vitaminas do complexo B, que agem nos cabelos e unhas.

Então, sua deficiência prejudica a saúde das unhas e dos fios, os deixando com aspecto quebradiço e opaco. Para repor esse nutriente, basta aumentar a ingestão de alimentos ricos em Ferro ou suplementar com manipulados.

Zinco

A deficiência de Zinco resulta em unhas fracas e quebradiças, atrapalhando seu crescimento. Esse nutriente é importantíssimo para diversas atividades do organismo, como a cicatrização. Para repor, é indicado ingerir doses de até 25mg por dia.

Vitamina A

Também chamado de ácido retinóico, a vitamina A é encontrada no interior das células, realizando funções no ciclo celular. Essa substância também está envolvida no crescimento das unhas, cabelos, ossos, tecido epitelial e conservação do esmalte dentário.

Além da alimentação, você pode suplementar essa vitamina, que apresenta cálcio em sua composição. Doses diárias de 3.000 UI a 5.000 UI são suficientes.

Você pode encontrar todos os remédios listados neste artigo, de acordo com sua necessidade, aqui na UnicPharma. Conheça nossa linha de manipulados de beleza das unhas!

Como é um tratamento para unhas fracas?

Um bom remédio de farmácia para unhas fracas e quebradiças consegue resolver o problema. Porém, se você prefere se manter nas soluções naturais, aqui vai algumas dicas extras para cuidar das suas unhas:

  • use creme hidratante para as mãos: loções hidratantes para as mãos e unhas manterá a hidratação natural, ajudando no fortalecimento e crescimento saudável. Também vale apostar nos cremes específicos para tratar unhas fracas;
  • use óleos e bases fortalecedoras: existem cosméticos voltados para o fortalecimento das unhas, bem como óleos naturais que ajudam a nutrir a região. Tais produtos contém vitamina B5 e cálcio, que protege e fortifica as unhas;
  • use removedor de esmaltes sem acetona: tal substância é um produto agressivo para as unhas fragilizadas. Também reduza a frequência com que pinta as unhas, pois os esmaltes comuns as fragilizam ainda mais;
  • use luvas para proteger as mãos: ao realizar tarefas domésticas, use luvas de borracha para evitar o contato de unhas com produtos químicos.
  • aposte em uma alimentação balanceada: consuma a quantidade necessária de proteínas, minerais e vegetais. Todos esses alimentos possuem nutrientes responsáveis pelo crescimento saudável das unhas e cabelos.

Conclusão

Neste artigo, você descobriu qual vitamina para unhas fracas e moles, o que fazer quando elas estão descamando e como tratar o problema de forma natural ou com suplementação.

Lembre-se de comprar seus manipulados para as unhas em farmácias de credibilidade, pois assim terá resultados satisfatórios com segurança.

This Post Has 2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *