Skip to content

Saiba mais sobre alimentos orgânicos

Eles são livres de agrotóxicos e são benéficos à saúde

A procura por alimentos orgânicos vem crescendo cada vez mais e as motivações para o seu consumo variam. Mas, na maioria dos casos, a preocupação com a saúde e a preocupação com agrotóxicos é o que leva muitas pessoas a consumir esse tipo de alimento. Quando usado de maneira errada o agrotóxico é uma ameaça a saúde.

O homem vem modificando seus hábitos alimentares, introduzindo substâncias tóxicas na comida, colocando alimentos excessivamente processados e irradiados na dieta, sem contar o aumentando do consumo de gorduras, açúcares e sal. Esses produtos foram acrescentados na maioria das vezes para melhorar a aparência, o sabor e a conservação dos alimentos. Tudo foi feito sem medir as consequências na saúde em longo prazo.

“O alimento orgânico é livre de agrotóxicos ou qualquer produto que possa vir a causar algum dano à saúde das pessoas.”

Para se ter uma idéia, se uma pessoa viver 70 anos, ela consumirá cerca de 25 toneladas de alimentos. A maioria deles tem quantidades pequenas de agrotóxicos. Mas de pouco em pouco, a quantidade de resíduos químicos pode fazer mal ao nosso organismo.

Não existem sintomas que caracterizem uma intoxicação alimentar ocasionada por contaminação agrotóxica, até porque cada tipo de pessoa responde de uma maneira, mas alguns sintomas, como depressão e distúrbios digestivos, muitas vezes são relacionados com intoxicação alimentar. Os indivíduos que consomem alimentos com resíduos químicos têm a médio em longo prazo maior incidência de problemas hepáticos e distúrbios do sistema nervoso central.

Alimento orgânico

O alimento orgânico é livre de agrotóxicos ou qualquer produto que possa vir a causar algum dano à saúde das pessoas como antibióticos, anabolizantes, hormônios e outras práticas que em longo prazo vão diminuindo nossa capacidade de defesa. Sua produção também é diferenciada.

Os produtores utilizam técnicas que respeitam o meio ambiente, visando à qualidade do alimento e não necessariamente a quantidade. Os estudos sobre a diferença na qualidade nutricional entre orgânicos e inorgânicos ainda estão em estágios iniciais e não são conclusivos, mas podemos argumentar de forma afirmativa que uma alimentação orgânica traz benefícios à saúde, pois não contém aditivos químicos, o que por si só já é uma grande vantagem.

A alimentação saudável, com alimentos naturais, orgânicos, não só previne, como é um poderoso recurso na manutenção da saúde. Um organismo quando está equilibrado, dificilmente adoece. Fique atento ao selo de qualidade destes alimentos, porque esse é um indicativo de que foram produzidos de acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *