Skip to content

Por que a maioria das dietas falha?

Dietas radicais não funcionam em longo prazo

A razão pela qual a maioria dietas não funciona a médio ou longo prazo é o excesso de restrição. O consumo de calorias acaba sendo mais baixo que o metabolismo de repouso (também conhecido como basal). Se você comer menos de que isso, seu organismo irá perceber uma situação de ameaça e aciona o alarme para protegê-lo.

Torna seu metabolismo mais “econômico” que propicia uma resistência ao emagrecimento e frequentemente causa um efeito rebote – o corpo tira o atraso da ausência de certas substâncias – além de aumentar a fome e causar o ganho de peso: o chamado efeito sanfona.

Para tornar as coisas piores,quando você emagrece,apenas metade é gordura e o restante pode ser parte de seus valiosos e metabolicamente ativos músculos. Porém, quando as pessoas desistem da dieta e voltam a engordar, o aumento de peso está relacionado à praticamente só o ganho de gordura. Lembre- se, as células musculares queimam muito mais calorias do que as de gordura, e é preciso protegê-las para continuar emagrecendo.

O emagrecimento saudável é aquele que promove diminuição de gordura e preserva a massa muscular, resultando num indivíduo magro, com músculos fortes e com saúde. Para isso, fuja daquelas dietas que indicam restrição de algum grupo alimentar (carboidratos, por exemplo) e procure basear sua alimentação em proteínas magras (carnes, peixes, aves, laticínios desnatados, e grãos), carboidratos integrais, ricos em fibras (cereais integrais, pão integral, grãos) e vegetais.

Nosso organismo é inteligente e reagirá a uma dieta desequilibrada. Um bom ritmo é emagrecer por volta de um quilo por semana, com uma alimentação leve, porém balanceada. Agora que você já sabe como emagrecer, fuja das dietas malucas que prometem resultados milagrosos, mas que acabam só prejudicando o seu corpo.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *