Skip to content

Carboidratos podem duplicar os riscos de doenças cardíacas nas mulheres

Alimentos que contém alto índice glicêmico podem ser prejudiciais à saúde feminina

Mulheres que consomem carboidratos com altos níveis glicêmicos, índice de açúcar no sangue, como pães, pizzas e arroz, podem até duplicar o risco de doenças cardíacas, segundo um estudo da Fundação Nacional do Câncer de Milão, na Itália.

A pesquisa analisou mais de 47 mil pessoas, entre 15 mil homens e 32 mil mulheres, que tiveram sua dieta monitorada ao longo de quase oito anos. Após esse período, 463 participantes haviam desenvolvidos algum tipo de doença coronária.

Os pesquisadores disseram ter percebido que 25% das mulheres que consumiram mais alimentos com alto índice glicêmico haviam desenvolvido um risco de doenças cardíacas equivalente ao dobro do risco das mulheres que consumiram carboidratos com baixo índice glicêmico, como massas. Isso porque alimentos com alto índice glicêmico liberam energia e elevam rapidamente os níveis de açúcar no sangue e, assim, acionam mais rapidamente o pâncreas para produzir insulina.

Porém, os cientistas dizem que são necessárias novas pesquisas para entender por que somente os tipos de carboidratos de alto índice glicêmicos – e não aos carboidratos em geral – estão ligados ao risco de doenças cardíacas, e por que este risco se aplica às mulheres, mas não aos homens. A especulação é que isso pode estar ligado a um possível efeito de redução nos níveis de “colesterol bom” no sangue das mulheres.

Voltar

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *