Skip to content

O que significa fazer fezes duras?

Problema de motilidade intestinal e má alimentação são possíveis causas para fezes duras (veja também remédios de manipulação)

As fezes duras são um sinal de que algo não vai bem com o processo digestivo. E isso pode acontecer por causa de um problema no funcionamento do intestino ou como consequência de uma má alimentação.
Uma das funções do intestino grosso (a porção final do intestino) é permitir que o organismo absorva água das fezes.
Quando as fezes passam mais tempo do que o normal por ali, vão perdendo cada vez mais água e, assim, ficando mais secas, endurecidas.
Mas qual é a explicação para fezes duras?
O mais comum é a dieta pobre em fibras, com baixo consumo de líquidos e alta ingestão de produtos industrializados.
Ser sedentário e ignorar a vontade de ir ao banheiro também contribuem para o quadro, já que são condições que prejudicam a motilidade, ou seja, os movimentos naturais do intestino.
As fezes duras podem, ainda, estar relacionadas a doenças do cólon e do reto, como diverticulose, hemorroidas, fissuras anais e câncer colorretal.
O uso de medicamentos e estados emocionais de estresse, depressão e ansiedade também podem interferir na função intestinal, tornando as fezes duras.
Se o problema é recorrente na sua rotina, não pense duas vezes antes de procurar atendimento médico.
Quando não são tratadas, as fezes duras, continuamente, vão se depositando na porção final do intestino grosso, criando uma massa compacta chamada fecaloma.
Além de piorar a qualidade de vida, causando desconforto abdominal, o fecaloma pode interromper o trânsito intestinal, acarretando problemas ainda mais sérios.
Então, não deixe de procurar ajuda, principalmente porque a automedicação (saiba mais sobre manipulação em São Caetano clique aqui) pode piorar o quadro, deixando as fezes ainda mais duras.

Voltar

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *