Skip to content

Calvície: como cuidar do couro cabeludo sem cabelos? (clique aqui e encontre minoxidil em Maua)

Especialista lista cuidados importantes para proteger essa região que tem pele mais sensível

A perda completa dos cabelos é uma característica da calvície , muito mais frequente em homens, e que também se chama alopecia androgenética. Como o próprio nome já diz, esse problema tem influência da genética e dos hormônios masculinos. Nas mulheres, isso também pode ocorrer, mas neste caso, a pele não fica totalmente à mostra, mas já é possível observar o couro cabeludo, pois os fios também se tornam mais finos e o cabelo ralo já não cobre tudo.
O motivo primordial de haver cabelo nessa parte do corpo é proteger essa pele, que é muito sensível e recebe ação direta dos raios solares. As pessoas que apresentam diminuição ou ausência completa dos fios devem devido à calvície, portanto, tomar uma série de cuidados:

1. Cubra a cabeça
A melhor forma de proteção, sem dúvida, é o uso de barreiras físicas como chapéus, lenços, bonés: tudo isso vai ajudar a cobrir essa em que há a calvície, principalmente na exposição ao ar livre, seja na prática de esportes ou lazer.

2. Abuse do filtro solar
Quando não for possível ou não for desejável o uso de coberturas físicas sobre a região em que há calvície, indica-se o filtro solar. Nos homens que não possuem fios essa recomendação é muito importante, pois com o passar dos anos o local fica suscetível ao surgimento de lesões causadas pelo sol como sardas e manchas e até câncer de pele.

3. Mulheres: abusem de leave-ins com proteção
Para as mulheres, que ainda apresentam fios apesar da calvície, existe a opção de usar condicionadores e leave-ins com proteção solar. Aliás, a proteção solar já é recomendada mesmo para aqueles que possuem muitos cabelos, pois os estudos mais recentes mostram uma influência significativa do sol no envelhecimento dos fios, que também leva a fios mais finos e cabelos brancos, como observamos normalmente nas pessoas de idade mais avançada.

4. Use produtos específicos
A região da calvície apresenta uma oleosidade própria que pode e deve ser tratada de forma adequada. Xampus anti-caspa ajudam a controlar a produção de sebo e também mantêm o local limpo. Isso deve ser feito diariamente, no banho.

5. Faça acompanhamento médico
É importante o acompanhamento com dermatologista de forma anual quando se sofre com a calvície, para examinar a região, sobretudo se a sua pele é muito clara e já apresenta manchas ou casquinhas no local.

6 . Tome cuidado com as casquinhas
As “casquinhas” na região em que há calvície podem ocorrer devido ao excesso de oleosidade ou podem ser já lesões pré-malignas, que devem ser tratadas para que não evoluam para um câncer de pele. Essa segunda causa é mais frequente após os 50 anos de idade e em indivíduos de pele muito clara que são calvos há muito tempo.

7. Cuidados no frio também!
Não se esqueça de que a cabeça é um dos locais do corpo que mais perde calor, quando está frio e que os cabelos também nos ajudam a nos proteger no inverno: portanto, é importante para quem tem calvície usar gorros e chapéus sempre que a temperatura estiver muito baixa.

8 . Considere um implante capilar
Do ponto de vista estético, para quem se incomoda muito com a falta dos fios ocasionada pela calvície, não deixe de avaliar a possibilidade de implante ou transplante capilar e, nos casos em que este tratamento não for indicado, existe um procedimento que pode ser feito em consultório médico, com bons resultados, que é a micropigmentação do couro cabeludo.

Voltar

This Post Has 2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *