Skip to content

O que é Cirurgia do Aparelho Digestivo?

Conheça a especialidade que cuida do sistema digestório, tratando doenças como gastrite, refluxo e realizando procedimentos cirúrgicos para vesícula e hérnias.
Com tantas especialidades médicas nos dias de hoje, às vezes fica um pouco difícil saber qual profissional é o mais adequado dependendo do que estamos sentindo. Além disso, é importante para qualquer paciente conhecer as diferentes áreas da medicina que podem ajudar no tratamento de cada doença.
Uma das principais especialidades médicas é a Cirurgia do Aparelho Digestivo (CAD), que cuida de todo o nosso sistema digestório. Isso inclui o esôfago, estômago, vesícula biliar, pâncreas, fígado, toda a extensão dos intestinos, além de realizar cirurgias como retirada de vesícula, hérnias e pequenos procedimentos.
Por ser uma área abrangente, a CAD se relaciona com outras especialidades clínicas como por exemplo a Gastroenterologia que trata de patologias clínicas como gastrite, refluxo, hepatites e constipação.
Existem algumas especialidades cirúrgicas que são intimamente ligadas à CAD. Uma delas é a Coloproctologia, que trata de patologias do intestino e doenças anais e perianais.

A Cirurgia do Aparelho Digestivo trata quais doenças?

Existe uma grande lista de patologias que podem ser diagnosticadas e tratadas por um médico da área de Cirurgia do Aparelho Digestivo, mas entre as mais conhecidas estão as gastrites, úlceras, colites, pancreatites e esofagites. Pacientes com problemas ou transtornos de digestão também podem pedir orientação médica desses profissionais.
Médicos dessa especialidade também podem avaliar e indicar cirurgias quando necessário. Entre elas estão as cirurgias para retirada de vesícula e tratamentos de hérnias umbilicais, epigástricas e inguinais.

Quais exames estão relacionados a Cirurgia do Aparelho Digestivo?

Além da consulta comum, com o exame físico e o histórico médico, o médico da área de gastroenterologia pode pedir ultrassom e exames complementares para ajudar no seu diagnóstico. Por exemplo:
Endoscopia Digestiva Alta: avalia como estão as paredes do esôfago, estômago e duodeno para identificar, por exemplo, gastrites e úlceras;
Colonoscopia: detecta condições relacionadas ao intestino grosso
Exames de sangue também podem ser pedidos pelo médico para verificar sua glicemia, colesterol, proteínas do sangue, como está a produção das enzimas do fígado e a função hepática, entre outras informações.

Voltar

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *