Skip to content

Cuidados simples garantem a saúde dos cabelos durante o verão

É importante manter os cabelos bem cuidados o ano todo. E na estação em que há mais exposição ao sol, água salgada e cloro, as madeixas exigem atenção especial para que não passem os meses seguintes em regime de recuperação. Para Nilva Bezerra, cabeleireira de São Paulo, o ideal é começar a cuidar dos cabelos durante o tempo em que estiver na piscina e na praia, e não apenas depois. “Hoje temos disponíveis no mercado ótimas marcas, com linhas exclusivas para uso no verão, que possuem nutrientes específicos e protetores para minimizar os efeitos do mar, do sol e dos agentes químicos usados em piscinas”, explica a profissional.

Nesse momento, assim como a pele, o cabelo requer proteção total contra os raios ultravioleta. Mesmo com chapéu, lenço ou boné, não abra mão de um protetor solar específico para os fios. “Existem diversos cremes com protetor solar, alguns até com hidratantes e proteção contra cloro e água do mar. Recomenda-se aplicá-los em toda extensão dos fios pelo menos 30 minutos antes da exposição ao sol”, esclarece a dermatologista Mei Zoo Chen. Como o cabelo não é tão poroso quanto a pele, para conseguir uma fixação mais duradoura, experimente aplicar uma gotinha de silicone antes.

E, sempre que sair do mar ou da piscina, tire o excesso de sal ou de cloro dos fios na ducha de água doce antes de reaplicar o filtro solar. É importante também usar um xampu de limpeza profunda uma vez por semana para tirar qualquer resíduo dos protetores. Máscaras capilares são boas ressuscitadoras de fios ressecados, queimados e sem vida e podem ser usadas nas pontas, como condicionador sem enxágue.

“Depois desses cuidados básicos, o ideal é procurar o cabeleireiro de sua preferência e fazer um tratamento reconstrutor levando em conta as condições das madeixas”, recomenda Nilva. O cabelereiro de São Paulo, Eduardo Miyazaki, ainda indica hidratação de neon ou óleos essenciais para recuperar o desgaste do fio. A seguir, outros truques que poupam os fios do ressecamento causados pelas altas temperaturas:

Use tranças: Quanto menor a área do cabelo em contato com o sol, menos danos. Na hora de trançar, lembre-se de puxar ao máximo o cabelo de baixo para cima fazendo um escudo nos fios naturalmente mais expostos.

Corte as pontas: Aparos terapêuticos nas pontas antes, durante e depois da temporada de verão podem salvar seu visual sem muito radicalismo.

Volte à sua cor: Durante a estação, prioze os xampus tonalizantes que lavam colorindo. Eles são menos agressivos que as tinturas. Tente procurar tons próximos ao seu – assim, mesmo que sofram alterações, o efeito será similar a mechas.

Hidrate: Faça isso, em casa mesmo, pelo menos uma vez por semana. Cremes com óleo de frutas e castanhas, abacate e manteiga de karité são ótimos hidratantes. Outra boa dica é passar um condicionador termoativado nos fios antes de ir para a praia. O calor do sol potencializará o efeito do produto.

Amarre certo: Cuidado na hora de prender as madeixas úmidas com elásticos e borrachinhas. Fios molhados ficam mais frágeis e quebram com facilidade, acarretando em danos à sua estrutura. Prefira usar palitos, piranhas, lenços e fitas no cabelo.

 

Voltar

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *