Skip to content

Porque surgem as rugas

O aparecimento de rugas está intimamente ligado ao envelhecimento e perda do viço da pele, que é um processo natural do corpo. Conforme o tempo avança, as atividades das células da derme e da epiderme vão atrofiando, o que leva à flacidez e perda da elasticidade e, consequentemente, ao surgimento das temidas marcas.
Fatores externos também influenciam diretamente o surgimento das rugas na pele. Exposição excessiva e sem proteção ao sol, poluição, tabagismo, uso de álcool, má alimentação, além de estresse tanto físico como emocional, contribuem para a liberação de radicais livres que causam o envelhecimento precoce da pele.
Esse tipo de dano na pele podem ser prevenidos e amenizados com tratamentos específicos.
O uso diário de protetor solar e de cremes antienvelhecimento (a partir dos 25 anos), além do equilíbrio na dieta e o hábito de praticar atividades físicas regulares estão entre as medidas básicas para evitar o surgimento de rugas.

Prevenir é preciso

O primeiro passo para ter uma pele livre de rugas e jovem por mais tempo é manter um estilo de vida saudável. Além disso, podemos ajudar a natureza, usando cremes e realizando procedimentos dermatológicos, que vão diminuir a formação de radicais livres, hidratar e estimular a formação de colágeno e elastina, fibras presentes na pele responsáveis pela sustentação do tecido cutâneo.

Para minimizar as rugas

Os tratamentos mais eficazes para diminuir o aspecto visual das rugas e linhas de expressão são os que associam o uso de cremes em casa aos procedimentos realizados em consultório. São indicados dermocosméticos com ativos como ácido retinoico, ácido hialurônico, pro-xylane, vitamina C, vitamina E, tripeptídeo e argireline, além do filtro solar de uso diário e contínuo.

Principais procedimentos

– Peelings químicos: estimulam a renovação celular, diminuem a camada de células mortas e promovem a formação de colágeno. Além de minimizar rugas finas e dar mais viço e luminosidade à pele.
– Toxina botulínica: diminui a contração excessiva do músculo em áreas que não são desejados. Com isso, a pele não movimenta tanto e não marca.
– Preenchimentos: completam áreas deprimidas da pele e estimulam a formação de colágeno. Podem ser feitos com ácido hialurônico, hidroxiapatita de cálcio ou ácido polilático.
– Laser: entre suas utilidades está a de estimular a formação de colágeno, dar firmeza à pele e clarear manchas.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *