Skip to content

Cuidados para fazer barba

A maioria dos homens faz a barba no piloto automático. Ou seja, espalha o creme de barbear, passa a gilete e pronto, sem se importar com alguns cuidados e segredos que são essenciais para evitar o ressecamento excessivo da pele do rosto e os desnecessários pelos encravados. Mas alguns cuidados simples – e que podem fazer parte da rotina sem gastar muito o seu tempo – são mais que suficientes para evitar esses problemas. Quer aprender como?

O básico

O quarteto água quente, creme ou gel (prefira o segundo caso sua pele seja excessivamente oleosa), lâmina (ou barbeador elétrico pra quem prefere) e loção pós-barba é mais do que suficiente para garantir uma pele lisinha. Mas os segredos estão em como usar tudo isso.

O quarteto água quente, creme ou gel, lâmina e loção pós-barba é mais do que suficiente para garantir uma pele lisinha.

Quando?

Prefira fazer a barba logo após o banho. Isso se deve ao fato de que a ausência de oleosidade e de sujeira na pele facilita o deslizamento da lâmina de barbear. Além disso, os poros estão mais abertos, facilitando a retirada do pêlo.

Barba curtinha

Se é esse o seu caso, o melhor é colocar uma toalha aquecida sobre o rosto por 30 segundos. A dica é passar a ferro sua própria toalha, testando a temperatura antes de colocá-la sobre a pele.

Massagem rápida

Com o próprio creme ou gel de barbear faça movimentos circulares na parte do rosto a ser barbeada, debaixo pra cima. Essa massagem simples ajuda a cortar o pêlo mais rente.

Pra começar

Primeiro, retire os pêlos das laterais do rosto, região em que a pele sente menos. Em seguida, passe a lâmina ou o barbeador no sentido em que os pelos crescem. Assim, você evita que eles encravem conforme crescem e deixa o rosto menos sensível. Deixe a região do queixo por último, isso porque é onde os pêlos demoram mais para amolecer.

Descarte a lâmina com frequência

O ideal é jogá-la fora após três ou quatro barbeadas. As lâminas velhas e usadas cortam, arranham e queimam a pele, especialmente as mais sensíveis. Por isso, se você insistir muito na mesma lâmina, vai ganhar cortes e arranhões que farão o momento de passar a loção pós-barba ser bem dolorido.

Espinhas X barbear

Se você tem bastante acne, barbeie-se com bastante calma e cuidado. Evite passar a gilete nas espinhas inflamadas. Se você cortar as espinhas, vai espalhar pela pele as bactérias da acne, ganhando espinhas novas num futuro bem próximo. Além disso, pode ficar com cicatrizes.

No final

Outra vez, coloque a toalha quente no rosto e retire os excessos do creme de barbear. Depois, lave o rosto com água fria, que é a única capaz de fechar os poros e dar mais brilho e maciez à sua pele. Só depois de limpo é que você deve aplicar a loção pós-barba. Pra quem tem espinhas, vale substituir a loção por um tônico ou gel antiacne. O resultado é compensador!

Esfoliação

Se você tem o hábito de usar esfoliantes para deixar o rosto mais macio, não faça isso no dia em que se barbeia para não irritar demais o rosto. O ideal é esfoliar a pele duas vezes na semana e nos dias em que não faz a barba, ok?

Barbeador X lâmina

Pressa e pele muito sensível são a combinação que pede que você use o barbeador elétrico, que reduz bastante o número de lesões na pele e deixa o rosto bem liso. O único inconveniente do barbeador elétrico é que ele não corta os pêlos mais grossos como a lâmina.

Depilação definitva

As mulheres já conhecem de longa data o método de depilação a laser, que elimina quase em caráter definitivo os pêlos (só em alguns casos são precisos retoques a longo prazo). Que tal tentar você também? O laser é perfeito para os homens com barba grossa e com pêlos cujo crescimento é acelerado. Vale a pena procurar um dermatologista se esse é seu caso. Aí, adeus mesmo para chateação de se barbear quase todo dia!

 

Voltar

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *