Skip to content

Alimentos estimulantes do desejo

Um punhado de nozes como aperitivo, participação de ostras no prato principal e uma torta de chocolate na hora da sobremesa. Por trás do cardápio apetitoso, estão escondidas muita energia e disposição para a noite toda.

Considerados estimulantes do desejo sexual, os alimentos afrodisíacos (palavra de origem grega que remete à deusa do amor Afrodite) dão uma acelerada geral na circulação, aumentando a intensidade das sensações. “A ativação da libido se dá por causa do estímulo que esses alimentos promovem na corrente sanguínea”, explica a nutricionista, Andréa Andrade.

Além disso, outros fatores como o aroma e a sensação que esses ingredientes causam na boca são os responsáveis por animar os apaixonados. “O odor da baunilha, do curry, do gengibre e das frutas com perfume doce podem influenciar no desejo, despertando sensações que interferem na liberação de alguns hormônios sexuais”, diz Andréa.

Sabores fartos
Para não faltar disposição na hora H, a especialista da RGNutri montou uma lista, recheada de opções que vão fazer você transpirar de tesão. Veja abaixo como cada um deles age no organismo.

Açafrão: especiaria vermelho-alaranjada que aumenta os batimentos cardíacos e o suor, sinais de excitação sexual.

Aspargo: é considerado afrodisíaco pelo formato e por conter vitamina B3, que promove dilatação dos vasos sanguíneos, inclusive os vasos dos órgãos genitais.

Canela: além do aroma instigante, o sabor quente atiça não só o paladar.

Chocolate: contém três tipos de estimulantes: alcalóide, teobromina e cafeína, proporcionando bem-estar, força e vitalidade. Era a bebida sagrada dos astecas e estava relacionado à deusa da fertilidade.

Cravos-da-índia: são, antes de tudo, um excelente digestivo. Seu aroma tem o poder de despertar o desejo.

Nozes: usadas pelos Romanos em rituais de fertilidade e como potencializadoras do desejo para o romance.

Ostras: um dos alimentos mais famosos por seu poder afrodisíaco, deve grande parte da reputação ao ritual de abertura (que remete à vagina) e da sensação ao ser degustado. As ostras são ricas em zinco e ferro, minerais conhecidos pela estimulação do metabolismo e pelo transporte de oxigênio no sangue, respectivamente.

Faça o teste
As virtudes dos afrodisíacos, no entanto, não são cientificamente comprovadas – ainda! Mas, segundo a nutricionista, alguns estudos justificam os efeitos pela expectativa criada no momento da ingestão.

Se você continua na dúvida, a especialista te convida para tirar a prova de uma vez por todas. A seguir, confira duas receitas afrodisíacas deliciosas, preparadas por Andréa. Depois do teste, não deixe de contar para a gente se a teoria realmente funciona.

Salada de Aspargos e cogumelos (para 2 pessoas)

Ingredientes
– 100 gramas de cogumelos fatiados
– 250 gramas de aspargos frescos
– 2 colheres de sopa de manteiga
– 3 colheres de sopa de iogurte
– Folhas de alface para decoração

Modo de preparo
Aqueça a manteiga numa panela pequena e junte os cogumelos. Refogue-os por 5 minutos. Cozinhe os aspargos, deixe-os escorrer e corte-os em pequenos pedaços. Junte os aspargos aos cogumelos. Enfeite os pratos com folhas de alface e coloque a mistura de aspargos e cogumelos por cima. Prepare um molho com iogurte e sal e derrame sobre a salada. Sirva gelada.

Calorias por porção: 107,64 kcal

Pêras em Calda

Ingredientes
– 8 pêras
– 4 xícaras de água
– 2 xícaras de açúcar
– 4 pauzinhos de canela
– 1 laranja para cortar em rodelas

Modo de preparo
Em uma panela coloque o açúcar, a água e a canela. Leve ao fogo, misture e deixe levantar fervura. Cozinhe por 5 minutos. Acrescente as pêras descascadas, porém inteiras. Junte as rodelas de laranja e cozinhe lentamente, até que as pêras estejam macias, sem deixar que se desmanchem. Deixe esfriar e coloque numa compoteira.

Calorias por porção: 260,87 kcal

Voltar

This Post Has 5 Comments

  1. Não tinha notado que afrodisíaco vem de Afrodite, deusa do amor. Obrigado pelo conhecimento, legal, vivendo e aprendendo. Fico pensando agora que outros termos seguem esse mesmo padrão.
    Sobre o que comer para ter tesão, amendoim funciona bem para mim 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *