Skip to content

Conheça as causas mais comuns do inchaço na perna

Condição pode ser resultado de falta de movimento, mas também indicar doenças graves
Acordou um dia e percebeu um inchaço na perna que às vezes chega a doer e até atrapalha seus movimentos? Embora isso possa parecer algo natural, o ideal é não arriscar e buscar conhecer a causa com ajuda médica.
Isso porque o inchaço na perna e em outras partes do corpo, como pés e mãos, também pode ser um sintoma de doenças envolvendo a circulação do sangue ou dos líquidos do corpo. Vamos descobrir?

Calor e falta de movimento

As explicações mais tranquilas para essa condição são as que envolvem fatores externos pontuais. Durante verão, ou quando visitamos locais de temperaturas mais altas, é possível que as veias fiquem mais cheias de sangue, o que resulta no inchaço na perna. As pessoas também costumam ingerir mais líquidos e ficam mais preguiçosas para se exercitar em condições como essas.
A falta de movimentos, aliás, principalmente durante viagens muito longas, nas quais você fica com as pernas para baixo na mesma posição muito tempo, pode ser outro fator que leva o sangue a não circular e em casos extremos pode até a coagular. O mesmo vale para situações de completo sedentarismo.

Varizes

As veias – vasos sanguíneos que levam o sangue de volta ao coração – fazem caminho entre o órgão e as pernas, e possuem válvulas que controlam a circulação para que esse ciclo aconteça corretamente. Porém, se elas ficam comprometidas, condição que chamamos de varizes, o sangue se acumula nas pernas, o que pode dilatar as veias, fazer os membros pesarem e provocar o inchaço.

Insuficiência cardíaca

O que acontece com o coração quando a pessoa possui insuficiência cardíaca? Ele não consegue bombear o sangue da forma correta. Dessa maneira, o sangue não circula como deveria e também pode se acumular em alguns lugares, por isso o inchaço na perna, na barriga e nos pulmões.

Trombose

O paciente que possui essa doença acaba tendo coagulação do sangue no interior das veias em partes do corpo que não deveria. Em 90% dos casos, os membros inferiores são os afetados. Logo, inchaço na perna acompanhado de muita dor pode ser um sintoma dessa doença.

 

Voltar

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *